Produção de minicontos no Twitter
Objetivos:- Identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes;
- Desenvolver a síntese;
- Utilizar recursos coesivos.
Conteúdo:
- Produção de textos.
Tempo estimado:
Sete aulas.
Material necessário:
Livro: Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX (org. Marcelino Freire, 240 págs., Ateliê Editorial, tel. 11/4702-5915, 34 reais);
Computador com acesso à internet.
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte à classe quem usa o Twitter e quais são suas características. Deixe que os usuários apresentem a ferramenta aos colegas. Caso não haja alunos que conheçam a ferramenta, disponibilize impressos que reproduzam as postagens. Compare-a com blogs, torpedos de celular e postagens de redes sociais.
2ª etapa
Apresente o livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX. Antes da leitura, mostre o formato do volume, que já aponta para a concisão do seu conteúdo. Selecione cerca de dez contos e leia-os com a turma. Observe que a brevidade das produções do livro faz com que eles sejam microcontos.
3ª etapa
Oriente a produção de uma história dentro de uma temática que agrade a garotada. Comece com a escrita em papel comum. Não limite o tamanho do texto nesta etapa, mas ressalte que ele se tornará um microconto posteriormente.
4ª etapa
Peça que os jovens re-escrevam o texto, cortando palavras ou frases que julgam desnecessárias. Explique que, nesse gênero, a descrição de personagens e cenários não é uma boa ideia, pois ela ocupará muito espaço, sobrando quase nada para a história central. Fale da possibilidade de o microconto sugerir, em vez de contar. Para que eles entendam melhor o assunto, escolha uma história do livro e leia em voz alta. Reflita com a turma, discutindo qual a história central que o texto conta.
5ª etapa
Após a primeira re-escrita, verifique quanto os textos diminuíram. Peça que compartilhem com o colega ao lado e que a dupla discuta os critérios de edição. Circule pela sala, interferindo nos debates e sugerindo formas de diminuir os microcontos. Questione sobre qual é a ideia daquela história e pergunte ao colega o que ele entendeu após a leitura, e vice-versa. Peça que os alunos re-escrevam sua história no computador, sem ultrapassar os 140 caracteres.
6ª etapa
Organizados em grupos, os estudantes devem ler os contos dos colegas e eleger o melhor texto de cada um. Oriente que eles levem em consideração não apenas o seu aspecto formal, mas também o caráter impactante. Recolha as outras produções e verifique se há problemas relativos à coerência, ao estilo e ao uso de conectores linguísticos. Para observar se os trabalhos escolhidos encontram-se dentro do padrão solicitado, crie uma conta de e-mail e peça que os alunos enviem os textos para ela. Verifique o número de caracteres deles. Se fugirem ao estabelecido, reoriente a seleção.
7ª etapa
Crie uma conta no Twitter, o "livro virtual" que reunirá todos os microcontos selecionados ou um livro impresso com os mesmos textos. Eles devem seguir o formato do Twitter.
Produto final:
Livro virtual ou impresso.
Avaliação
Analise com a turma os microcontos descartados e verifique o porquê de eles não terem sido escolhidos: ultrapassaram o número de caracteres estabelecido? Possuem problemas de contectores linguísticos?Não impactam o leitor? Aponte as deficiências encontradas e proponha re-escritas coletiva
Fonte: Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-140-caracteres-twitter-626747.shtml


0 comentários:
Postar um comentário